terça-feira, 30 de maio de 2017

O DIÁRIO DA MATILDE - O MEU PRIMEIRO ANO DE ESCOLA

Bem, vamos lá aos acertos. 

Ontem, os alunos fizeram os exercícios e fichas com números e hoje aprenderam a palavra mamã, com a qual conheceram o til e o som que lhe corresponde, a respeito do que fizeram vários exercícios. 



Jorge Sampaio, em presidência aberta, traz a região de Aveiro para o telejornal. 

Desconfio que a ideia da regionalização que foi claramente recusada em referendo, há cinco anos, está a ser ressuscitada agora sob o epíteto de descentralização regional. 
Para já há um sinal contraditório. Os concelhos da foz do Sousa agruparam-se para darem corpo e gerirem a área urbana respectiva. 
Sempre me pareceu que é a partir da associação de municípios que se podem identificar as vantagens comuns de unidades mais vastas que podem rentabilizar melhor a gestão dos recursos disponíveis e afectos à actividade da coisa pública, ao mesmo tempo que podem gerar um maior impacto no tecido social da zona, quer enquanto geradores de emprego, quer enquanto fontes de procura em outras áreas da economia, não necessariamente e só a local. 
Nesta via, resta esperar que as pessoas envolvidas ao nível político saibam organizar a nova entidade e não que dela nada mais façam que uma nova coutada para negociatas e satisfação de clientelas. 
Façamos pois votos para que assim não seja. 

Sem embargo, é esta a via que melhor pode garantir que a descentralização ou o que quer que lhe chamem não tem a mola em interesses alheios às necessidades das populações envolvidas. 

Será que tais preocupações estarão presentes nesta iniciativa presidencial? 



A temperatura desceu contínua e significativamente desde Domingo. 
Esta manhã, o termómetro do carro da Luísa marcava um grau centígrado. 

Mas um sempre presente Sol radioso fez uma luz tão bonita. 


E já se nota a diferença dos dias. 
Em Janeiro, dá um salto de um carneiro. 



E no Iraque permanece a instabilidade de um futuro incerto. 


 Alhos Vedros 
  20/01/2004

Sem comentários: